sábado, 27 de setembro de 2008

"Velho é o seu preconceito!"



A Internet é um meio bastante maluco pela rapidez com a qual as notícias correm!!!

Não temos noção do poder de difusão até acontecer com a gente!

Eu, por exemplo, tenho como meio de divulgação deste blog, o meu perfil no Orkut - que nem adicionei um link aqui - e alguns colegas e amigos blogueiros.

Já utilizei algumas tirinhas - que adoro!! - e talvez estes cartunistas dêem uma olhada por aqui!

Mas vejam o que aconteceu com meu amigo Gustavo! http://discutindogenero.blogspot.com/

Não tivemos outra reação que não vibrar com a difusão nem esperada, de susto! Afinal, escrever em blog, para nós, hoje, é um tanto para desabafar, para registrar algumas pesquisas interessantes sobre um tema que nos apetece. Até porque, estamos numa vida tão maluca de estudos... não dá pra refletir tanto neste espaço.

E foi o que Gu deixou claro no texto que escreveu, rápido, e se desculpou de possíveis erros gramaticais, ou concordância verbal.

Por intermédio do Luiz, http://badulaqueseperfumaria.blogspot.com/, que sabe da discussão proposta pelo blog do Gu, enviou um link de um blog do irmão do governador do Paraná, http://grupog23.blogspot.com/2008/09/einsterin.html.

Gustavo escreveu a seguinte crítica http://discutindogenero.blogspot.com/2008/09/famlia-requio-me-desculpem-os-erros.html

A divulgação se fez pela temática, pelo preconceito, pela homofobia registrada no texto do correligionário de um requianismo que há anos se alastra neste estado, Paraná.

Foi, então, publicado pelo Rigon, no seu blog um tanto visitado na cidade de Maringá, http://angelorigon.blogspot.com/2008/09/blogosfera_23.html e mais tarde, o membro da família Requião agradece Maringá pelos divulgadores! Pasmem! http://angelorigon.blogspot.com/2008/09/barulho.html

Imagino que todos nós deveríamos concordar com denúncias de posturas preconceituosas, como as do texto do componente da família Requião. Somos de uma geração onde as "verdades" informadas não devem ser creditadas como tal! Devemos descontruir "verdades", deixar de acreditar em interpretações como se fossem naturais! Os argumentos do requiânico, que se diz cristão, e assombra um falso cristianismo nos seus textos, são errôneos, servem apenas para agregar bons cristãos que não discutem situações de preconceitos, tantos que não conhecem a História, se não houver aqueles que não acreditam no Holocausto!!!

É inadmissível permitir que tais discursos preconceituosos se alastrem! Não podemos permitir "novos" preconceitos depois de tantos casos, que ainda existem, de bruxaria, de mulheres, da negritude, de idosos.

E vamos aderir à frase que vi estampada numa camiseta, ontem, no supermercado Condor, e que, pesquisando agora, li que já foi dita por Cartola:

"Velho é o seu preconceito!"

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Eleições

tirinha do Wes http://www.oslevadosdabreca.com/

A maior parte da DIREITA alega que, já que conquistamos a DEMOcracia, devemos "levantar as mãos pro céu" e fazer alguma escolha! Nem que seja o menos ruim! O mais bonzinho! Pasmem! E tantos de nós na luta para garantir o salário mínimo e ainda deve colocar figuras "menos ruins" na Câmara? Me poupem!

Vejam este e outros artigos do Ozaí:
http://antonio-ozai.blogspot.com/2008/09/pelo-direito-ao-voto-nulo.html

domingo, 21 de setembro de 2008

Que legal!

A partir do reader vi no http://www.ovelho.com a criação de uma linha do tempo.
Eu não vou dedicar tempo, mas dei uma olhada nas linhas já criadas ali, com links para o wiki.
Vejam! Retirado do http://www.allofme.com

Pesquisadores e datas de nascimento



Eventos científicos

sábado, 20 de setembro de 2008

Michael Wesch e as potencialidade da rede - hipertexto

Michael Wesch é professor, antropólogo cultural, da Universidade de Kansas. Sua atual discussão diz respeito à significância (se assim posso traduzir) que os estudantes dão ao ensino.

Ao trabalhar com o ensino superior, ele incita os professores a reverem e reavaliarem seus modos de ensinar, a partir de demonstrações das possibilidades de aprendizagem com as tecnologias atuais, mais particularmente, o computador e a Internet.

Veja vídeo.



Nos traz também, para afirmar sua hipótese de que deve haver mudança de mentalidade e de prática docente, um vídeo onde seus alunos apresentam algumas ações do cotidiano.

Não cabe transpor tal situação para o Brasil, onde mal os 20% das residências com Internet realizam pesquisas ou assistem vídeos como nos EUA (há gráficos sobre isso em link na página do professor Wesch).

"A visão dos estudantes"



Assistam também os outros vídeos postados por ele mesmo. E, apesar de estar tudo em inglês, que não compreendo integralmente, conseguimos nos atentar para a necessidade de aprender essa língua. Não tem jeito!!! Boa parte das informações e dos estudos de ponta a respeito de tecnologias estão em inglês, são produzidas pelos estadunidenses e por canadenses britânicos. Sem dúvida há produções em toda a parte do mundo, mas há a dominante língua que faz com que tradução, principalmente, para o inglês. Vejam os nossos abstracts!!!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Ainda acesso, mas talvez, criatividade



img Orlandeli

Muito lindo o que Berners-Lee disse, publicado na IDGNow! http://idgnow.uol.com.br/internet/2008/09/15/tim-berners-lee-anuncia-fundacao-para-estudar-futuro-da-internet/

A PRÓXIMA GERAÇÃO DE USUÁRIOS DA INTERNET DEVEM VER A INTERNET COMO UMA TELA EM BRANCO

Segundo a reportagem, a fundação que será lançada por ele, tem como objetivo a democracia na internet e, claro, possibilitar o acesso à maioria da população mundial. Diz querer, também, promover a evolução da ciência da web.

Se essa idéia de uma tela em branco pegar, teremos seres criativos! As crianças conhecerão os computadores, como já esperado por Papert nos anos de 1980, construindo seus jogos, seus desenhos.

Bom, apoio financeiro não lhe vai faltar. Ele pode! E sabemos que este meio pode ser utilizado de tantas e variadas formas, que espera-se que os mantenedores da sua futura fundação não desvirtuem idéias tão lindas!!! :)

sábado, 13 de setembro de 2008

BANDA LARGA - QUALIDADE


foto Estadao.com.br

JAPÃO em primeiro e, BRASIL...

"Os japoneses desfrutam da melhor conexão de banda larga do mundo, revela estudo divulgado nesta sexta-feira e realizado pelas universidades de Oxford e Oviedo, com patrocínio da empresa de tecnologia Cisco" (Folha Informática 12/9).

O estudo "analisou a qualidade da internet rápida em 42 países, e o Brasil ficou em 38º lugar, à frente somente de Chipre, México, China e Índia" (Estadão Economia 13/9).

"A qualidade da banda larga depende da infra-estrutura das empresas. Existem vários pontos da rede onde podem haver gargalos, como a rede com tecnologia IP (sigla em inglês de protocolo da internet), a conexão de sua rede com outras empresas de internet e suas conexões internacionais. A maioria dos contratos de banda larga no Brasil garante somente 10% da velocidade contratada, e existem momentos em que o usuário não consegue nem isso.

Segundo Ripper (Presidente da Cisco do Brasil), a melhora pode ser conseguida com clientes mais educados e mais maduros e com informações mais transparentes por parte dos provedores de serviço, o que pode ser conseguido por meio de regulamentação. 'Recentemente, a Ofcom (agência reguladora de comunicações da Inglaterra) propôs uma lei para que os provedores de internet publiquem de maneira padronizada as informações sobre o acesso, como velocidade mínima, velocidade de pico, velocidade de download e upload'".

Veja reportagem completa sobre os indicadores usados em http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080913/not_imp240978,0.php

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

ESPERA-SE!!! Conexão de internet pela rede elétrica deve ser mais barata!

Saiu na ComputerWorld:

"Modem que viabilizará banda larga pela rede elétrica custará R$ 100"

"A estréia da banda larga pela rede elétrica em São Paulo e em Curitiba POR ENQUANTO! ESPERAMOS QUE LOGO CHEGUE AQUI NO INTERIORRRR!!, organizadas, respectivamente, pela AES Eletropaulo e pela Copel, se beneficiarão de um modem com preço máximo de 100 reais.
(...)
'A idéia é que seja barato. Queremos uma solução com qualidade, feita em território brasileiro, que facilite a popularização', conta Moises Ribeiro, coordenador do projeto.
(...)
Com a produção nacional de modem, a oferta de banda larga pela rede elétrica poderá ter valores mais acessíveis do que as tecnologias de TV a cabo e ADSL."

NÃO SOUBE AINDA SOBRE PREVISÃO DE VALORES, QUEM SOUBER, ALGUÉM DE SAMPA OU CURITIBA, ENVIE NOTÍCIAS. VALEU!

Roubar é preciso!?! "Computador para todos"!


Ivan Cabral

Saiu na Info que aumentou o número de roubos de laptos em bairros ricos porque a vigilância em aeroportos aumentou!!! Pasmem!!!

A reportagem incita-nos a desconfiar de motos com 2 pessoas, carro próximo de moto com 1 pessoa, ou ainda várias motos para dificultar a caça aos ladrões.

E é isso!

Nenhum outro problema... só um aviso para os possuidores ficarem um pouco mais neuróticos! Com medo! E, claro, a culpa é do ladrão!

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/092008/11092008-23.shl