quinta-feira, 29 de abril de 2010

Desorganização...



mais uma img de Roberto Rosique

Não tenho conseguido organizar as minhas ideias... tenho lido poucas notícias... quando as leio ou ouço me entristeço, à exemplo da situação daquela tribo no Xingu que será alterada (a meu ver extinta) com a previsão da construção de uma hidrelétrica...
Ou ainda a situação dos homossexuais em Uganda...
Então... tento uma fase um tanto alienada!
Mas de uma alienação que tem me deixado bastante satisfeita!
Trabalhando, incessantemente, com as disciplinas Sociologia, Antropologia, História e Filosofia da Ciência, no curso de Licenciatura Plena em Ciências, também Sociologia Industrial e do Trabalho, no curso de Engenharia Têxtil, voltei a ler os clássicos entre tantas leituras realizadas durante a minha graduação, em Ciências Sociais. E tantas outras lidas no mestrado em Ensino de Ciências...
Já se passaram alguns anos do ingresso na graduação, em 2001, e muitas mudanças se deram na minha vida!
Devido ao mestrado sobre usos da internet inaugurei essa página, graças à facilidade deste sistema, pouco "mexido" devido ao tempo dedicado em outras atividades... mas muito aprendi e tenho aprendido ainda mais!
Não avancei muito nos escritos por dificuldade de concentração! Um problema que preciso resolver...
Tenho percebido que essa falta de concentração é resultante da quantidade de tarefas que assumimos, que nos responsabilizamos!
E internet pra quê!?!
De fato, a rede tem proporcionado a que trabalhemos ainda mais!
Tenho baixado livros virtuais e digitalizado partes de livros aos meus alunos!
Trabalhamos intensamente com o uso do computador!
Lemos os textos neles! Isso é bom!
Só nos falta ferramentas mais "acessíveis" para manusear, mas isso é fácil de resolver! Grana!
Enquanto tentamos juntar essa grana, trabalhamos, muito!
E, quando penso nisso, volto ao início dessa conversa, o entristecer...
Enquanto nossos representantes políticos agem, não somente administrativamente, em prol dos seus próprios interesses particulares, mesquinhos e fantásticos (luxos insustentáveis), nos fazem trabalhar para não termos tempo de nos questionar sobre estas e tantas atitudes...
Li ontem que a possível vice-candidata do Serra será Kátia Abreu...
Há quem acredite em sustentabilidade, mas Kátia Abreu é representante dos pecuaristas, dos donos de terras, de "produtores" que acreditam sustentar sozinhos a riqueza deste país, sustentados por uma visão fisiocrática, quando não mercantil!
Kátia Abreu propõe mudanças nas leis ambientais para "flexibilizar" as ações dos latifundiários, com o argumento de que precisamos "alimentar mais, melhor e com mais prazer"!
À quem senadora! Visitem o site dela!
A COPS, em Copenhague, foi um fracasso por quê?
Me sinto iludida por mim mesma quando tento ser otimista...
Crescer hoje é tido como consumo maior e, este, é insustentável!
Crescer economicamente e a curto prazo só com indústrias e o mínimo de sustentabilidade já dá um selo verde pra empresa! Os lixos tóxicos são consumidos e descartados rapidamente e, como não os vemos mesmo... consumimos... e acreditamos em sustentabilidade...
Me assombra mesmo o pessimismo que tem tomado conta dos meus pensamentos à cada fala ouvida sobre as mais diversas questões socioeconômicas, políticas, ambientais, culturais...
Acho que ninguém lê!
Acho que nenhum de nós aprendemos história o suficiente para deixar de cometer os mesmos erros de outras "nações"!
Acho que escolhem pessoas "erradas" para acreditar, quando não louvar!
Acho que as crenças têm contribuído para grandes retrocessos!
Mas dizem por aí que elas são importantes para a espiritualidade!
Acho que estão ouvindo os discursos vazios, mas estes são contundentes!
Infelizmente são estes discursos potenciais para a fé que as pessoas tanto acreditam ser necessária para viver melhor!
No entanto, estão fechadas na sua bolha blindada culpando os "inferiores" a elas, seja financeiramente, ou moralmente (honestidade, por exemplo) como seres sem força de vontade, vagabundos, e que por isso "o Brasil não vai pra frente"!
Discursos limitados, pra não dizer vazios de sentido!
A situação é bem mais complexa!
Temos conhecimentos suficientes para ter a noção de complexidade, mas continuamos buscando uma ordem para explicar a tudo e a todos!
Aí volto a ter um pouco de otimismo!
Conhecimento!
Ah! Conhecimento!
Mas quem quer? Quem promove? Como fazer?
Ouço a tv... fecho a porta do quarto e continuo a ler Platão...

3 comentários:

  1. Estou chegando a conclusão que a geração fast-food, num quer nada que não seja fast... se tiver que gastar uma hora pensando e repensando... fudeu!
    sei não, hein!

    ResponderExcluir
  2. uma musica 80 mas que ate hj eu gosto>
    A Televisão
    Me deixou burro
    Muito burro demais
    Oi! Oi! Oi!
    Agora todas coisas
    Que eu penso
    Me parecem iguais
    Oi! Oi! Oi!...

    O sorvete me deixou gripado
    Pelo resto da vida
    E agora toda noite
    Quando deito
    É boa noite, querida....

    Oh! Cride, fala prá mãe
    Que eu nunca li num livro
    Que o espirro
    Fosse um vírus sem cura
    Vê se me entende
    Pelo menas uma vez
    Criatura!
    Oh! Cride, fala prá mãe!...

    A mãe diz prá eu fazer
    Alguma coisa
    Mas eu não faço nada
    Oi! Oi! Oi!
    A luz do sol me incomoda
    Então deixa
    A cortina fechada
    Oi! Oi! Oi!
    ]O CLIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIDEEEEEE SOCORRROOOO

    ResponderExcluir

Não é aceito o compartilhamento de mensagens caluniosas, racistas e desrespeitosas em relação ao ser humano.