segunda-feira, 14 de junho de 2010

Você que é mais feliz com a Copa do Mundo...



Indiscutivelmente informativa com qualidade a reportagem da revista Piauí "A Copa do Cabo ao Rio". (Não somente esta reportagem, quem me conhece já sabe o gosto que tenho por esta revista!)

Ninguém comenta as corrupções e abusos políticos e econômicos decorrentes da organização Fifa. Pesquisas demonstraram que há um retorno é simbólico...

"Os estudiosos sustentam que os países-sede têm de arcar com os prejuízos e com a manutenção de obras, mas elas quase nunca são reaproveitadas depois que a festa acaba. É praticamente impossível, dizem, recuperar os investimentos feitos para preparar o campeonato.
No aspecto imaterial, as perspectivas são melhores. Os dezoito ensaios afirmam que os maiores legados para as nações que organizam megaeventos esportivos são a exposição midiática, a melhoria na imagem internacional e o aumento da autoestima popular".

Economistas constataram "sai mais barato construir as obras de que o país precisa do que gastar bilhões em um evento cujo objetivo é beneficiar patrocinadores e organizadores".

Há que se valorizar a cultura do futebol - eu não valorizo! - no entanto, esta valorização deveria considerar benefícios fundamentais, como os que o país, sede da copa 2010 desejava.

Desejavam o aproveitamento do estádio em Athlone, subúrbio, com capacidade para 30 mil torcedores. "As autoridades vislumbraram a possibilidade de, finalmente, criar empregos na periferia da segunda maior cidade do país. A ideia era aproveitar o evento para pavimentar avenidas, construir novas casas, reformar as antigas, incrementar o transporte público".

Mas, como apresentado na interessantíssima reportagem da revista Piauí, "Ao visitar o estádio, no entanto, a comitiva estava mais interessada no público global da Copa do que na particularidade nacional. 'Os bilhões de espectadores não querem ver favelas e pobreza pela televisão', disse um dos inspetores da Fifa ao jornal Mail & Guardian".

E milhões de recursos públicos passam a ser gastos na construção de novo estádio entre outras estruturas.

Anunciou-se a construção de um novo estádio, com 68 mil lugares, num dos bairros mais ricos da Cidade do Cabo.

"O estádio Green Point foi erguido entre o mar e a Table Mountain, o cartão postal da cidade. Ele está a cinco minutos a pé do luxuoso centro comercial Victoria & Alfred Waterfront e faz fronteira com um campo de golfe. A área, que era uma das poucas reservas verdes da cidade, foi substituída pela faraônica arena em forma de banheira e estacionamentos a perder de vista. Financiada com dinheiro público, a obra custou 1,1 bilhão de reais, quase quatro vezes mais do que o previsto. 'Ou era isso ou não tinha Copa', argumentou o vice-prefeito Ian Nielson, quando o estádio foi licitado".

Como diz um ditado já comum: é de cair o cu da bunda!!! Leia isso:

"Ainda assim, como escreveu o escritor uruguaio Eduardo Galeano, 'a Fifa é o fmi do futebol'. Poucas instituições internacionais são tão poderosas, ricas e fechadas quanto a que organiza os campeonatos de futebol mundo afora. Ela é responsável pela comercialização de qualquer produto ligado ao futebol profissional, patrocínios e direitos televisivos. Está no centro de um mercado que movimenta 250 bilhões de dólares anualmente. No ano passado, faturou 1 bilhão de dólares com um lucro líquido de quase 200 milhões de dólares. Só com a Copa da África do Sul, ganhou 3,8 bilhões de dólares.

Os 24 membros do comitê executivo da entidade gastam seu tempo viajando pelo mundo, inspecionando estádios e times, negociando com Estados e multinacionais, articulando alianças com lideranças locais e nacionais. Além de hotéis cinco estrelas, passagens de primeira classe, Mercedes pretas com motoristas, eles têm despesas autorizadas de até 500 euros diários. Avalia-se que recebam honorários próximos de 50 mil dólares, enquanto o salário do secretário-geral chegaria ao dobro. Os ganhos e despesas do presidente da Fifa nunca foram divulgados. A renovação no comitê é baixíssima. A maioria dos cartolas está no cargo há pelo menos quinze anos".

Aaaahhhh!! Não deixe de ler aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é aceito o compartilhamento de mensagens caluniosas, racistas e desrespeitosas em relação ao ser humano.