terça-feira, 22 de julho de 2008

Computador não deve ser limitado ao lazer!






Vendo esses quadrinhos do www.oslevadosdabreca.com, lembrei-me do que percebia no cotidiano do meu trabalho como professora - e ainda hoje alguns contatos com pais me permitem isso. Muitos pais, a maioria, desconhecem as potencialidades oferecidas por computadores e, em particular, a Internet.

Isto porque muitos limites são impostos para o uso da máquina, principalmente por ser tratada como um brinquedinho qualquer, ou seja, como objeto de lazer.

Um computador não é só isso!

O matemático Seymourt Papert já apresentou a intimidade expressa entre as crianças e os computadores, no seu famoso A Máquina das Crianças, e auxiliou muitos pais a pensarem nos softwares a ser instalados para as crianças na A Família em Rede.

Eu mesma pude ver a rapidez com que uma criança de 4 anos aprendeu a manusear o mouse, clicar-arrastar-soltar para mover objetos e montar bonecas numa página. Fato este que aos adultos é necessário um tempo maior a contar com a impaciência para aprender a lidar com um mouse.

Apesar de algumas pessoas lembrarem que Papert vive num país de primeiro mundo, é importante saber que seus estudos não são se limitam às condições sócio-econômicas e culturais, que são indiscutíveis!!

Seu trabalho na divulgação da potencial aprendizagem proporcionada pelos computadores não se restringe aos livros. Papert já escreveu em vários jornais e se mostra convicto de que a família deve estar conectada! Ou seja, é preciso buscar conhecer aquilo que a criança realiza. É um jogo? O que se faz? Quais as regras? Será que alguma mãe ou algum pai já questionou à criança se ela imagina ou sabe como foi programado determinado jogo?

E mais, Papert aponta aquilo que muitos de nós concordamos, já que não é novidade: os pais são quem determina o tempo e os conteúdos visualizados pelos filhos no computador!

Acrescenta ainda a importância da participação dos pais na vida escolar de seus filhos. Será que é isso o que os pais fazem?

Temos questões culturais a serem travadas no Brasil para o uso de computadores e da rede! E muitas reflexões a realizar...

Um comentário:

  1. Oi, tudo bem?

    Puxa, que bacana que minhas tirinhas proporcionaram essa reflexão. Gostei mesmo.

    E concordo que os computadores podem ser uma ferramenta poderosa na educação das crianças. Basta utilizá-los com a orientação correta.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Não é aceito o compartilhamento de mensagens caluniosas, racistas e desrespeitosas em relação ao ser humano.