sábado, 13 de setembro de 2008

BANDA LARGA - QUALIDADE


foto Estadao.com.br

JAPÃO em primeiro e, BRASIL...

"Os japoneses desfrutam da melhor conexão de banda larga do mundo, revela estudo divulgado nesta sexta-feira e realizado pelas universidades de Oxford e Oviedo, com patrocínio da empresa de tecnologia Cisco" (Folha Informática 12/9).

O estudo "analisou a qualidade da internet rápida em 42 países, e o Brasil ficou em 38º lugar, à frente somente de Chipre, México, China e Índia" (Estadão Economia 13/9).

"A qualidade da banda larga depende da infra-estrutura das empresas. Existem vários pontos da rede onde podem haver gargalos, como a rede com tecnologia IP (sigla em inglês de protocolo da internet), a conexão de sua rede com outras empresas de internet e suas conexões internacionais. A maioria dos contratos de banda larga no Brasil garante somente 10% da velocidade contratada, e existem momentos em que o usuário não consegue nem isso.

Segundo Ripper (Presidente da Cisco do Brasil), a melhora pode ser conseguida com clientes mais educados e mais maduros e com informações mais transparentes por parte dos provedores de serviço, o que pode ser conseguido por meio de regulamentação. 'Recentemente, a Ofcom (agência reguladora de comunicações da Inglaterra) propôs uma lei para que os provedores de internet publiquem de maneira padronizada as informações sobre o acesso, como velocidade mínima, velocidade de pico, velocidade de download e upload'".

Veja reportagem completa sobre os indicadores usados em http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080913/not_imp240978,0.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é aceito o compartilhamento de mensagens caluniosas, racistas e desrespeitosas em relação ao ser humano.