terça-feira, 23 de março de 2010

Caso Isabela - a espetacularização da vida alheia



Segue abaixo texto-desabafo da minha amiga Mari, profissional da área da saúde, e angustiada com o espetáculo resultante do caso Isabela.

A imagem é do artista Roberto Rosique, com título Trastorno de Conducta, da coleção El amor en los tiempos de la indiferencia.

"Para alguns, especialmente aqueles que estiveram comigo entre sexta e ontem, esse e-mail não será muita surpresa...

Mas francamente...
Sinto-me um tanto quanto ofendida com mais um episódio da espetacularização da vida alheia, com requintes de uma sádica curiosidade.

Desde sexta estou assistindo à manchetes sobre o julgamento da família Nardoni (da menina Isabela) que começou ontem... Certo! Foi uma monstruosidade, e talvez não haja vocábulos na língua portuguesa que façam jus a tamanha crueldade. Mas... vocês tem assistido aos jornais? Independente se às 7 da manhã ou às 11 da noite o assunto é sempre o mesmo! Para Psicólogos, Psiquiatras, Estudantes e Bacharéis em Direito, deve ser um prato feito, mas eu me sinto como espectadora de um filme retratando o sistema penal no século 18!!!

Recebemos informações precisas de como é formado o juri, o que acontece se alguém dormir, as artimanhas utilizadas pela defesa e acusação para conseguir condenar ou não os Nardoni... Desculpem-me pela frieza, mas a verdade é uma só. Condenando-os ou não, menina Isabela não sairá por ai e retomar sua vida de onde ela foi, brutalmente, ceifada. Além do mais, todo esse circo faz com que nós exercitemos nosso lado mais sádico e mesquinho, emitindo opiniões do tipo "É... tem que prender mesmo, até morrer", "Se fosse comigo eu matava esses dois", "Nessas horas, no Brasil, tinha que ter pena de morte". Qual a diferença entre isso e as pessoas que assistiam a julgamentos, em praça pública, com os olhos brilhando ao ver a guilhotina e gritando fervorosamente "Cortem a cabeça deles!!!!!"?????

Não entro no mérito da dor da perda, muito menos do crime em si. Minha crítica é ao sistema midiático mesmo. Não se esqueçam que estamos em ano eleitoral, com uma pausa para Copa do Mundo. Toda e qualquer forma de desviar a atenção das nossas torres gêmesas brasilienses é válida e bem vinda!

Por que não falar sobre como os profissionais de saúde são mal pagos?! Ou, como muitos idosos são mantidos em lares de "repousos" mais parecidos com masmorras do que com um lar? Ou então, as baixarias dos nossos representantes políticos, que muito falam, muito omitem, muito afanam e nada fazem?! E a seca e fome no Nordeste?! Falta de liberação de medicação básica pelas unidades básicas de saúde?!

É... tudo isso dá trabalho, envolve muita reflexão, mexer em esferas político-sociais muito complexas... Pra quê, não é verdade?!
Vamos nos divertir às custas da desgraça alheia, e nos diferenciarmos da grande parte analfabeta e semi-analfabeta da população pelos nossos diplomas, e engrossemos o coro dos bestializados brasileiros....

Mas é ano de Copa!

Coragem meus amigos... coragem!!!!

Boa semana a todos.
Beijo Mari"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é aceito o compartilhamento de mensagens caluniosas, racistas e desrespeitosas em relação ao ser humano.