terça-feira, 9 de março de 2010

Geração 3D



img Escher

Uma rápida reflexão sobre uma apreciação rápida e rasteira em conversas informais. Porque blog é registro! E confio na memória virtual!!! rs

Quando ouvi dizer do sucesso de Avatar, por conta da tecnologia 3D, comentei o seguinte: logo teremos uma "geração 3D", ou seja, pessoas que vão ver e pensar os filmes de um modo diferente daquele já tradicional.

Fui fazer uma pesquisinha na rede pra saber o que há publicado sobre isso.

Bom, encontrei um artigo muito interessante, sobre uma especialidade, a cenografia cinematográfica, escrito por um arquiteto, no qual discute as mudanças que serão provocadas no âmbito das profissões. Afinal, a cenografia tira de cena muitos designers e arquitetos para incluir "operadores da computação", como assim se refere Pasqualino Magnavita.

Vemos que as tecnologias da computação interferiram nos mais variados campos e, muito provavelmente, irá modificar a forma de "olhar", como, de fato, a cada década que se passou podemos perceber. E o autor deste artigo vai discutir a "visão de mundo" que uma técnica é capaz de produzir.

Aí, lembrei do que aconteceu hoje na sala de aula onde eu trabalhava. Um professor de uma escola de cursos divulgou, principalmente, o privilégio dos alunos se matricularem e ter um curso de Sony Vegas, que é um programa para editar video e audio que ele enfatizou ser usado na TV.

São tecnologias assim que muitos aprendem a executar mas não aprendem a olhar!

Lamento se o desconhecimento de outras técnicas, de outras formas de olhar, da "história do olhar" se mantiver para essa maioria que tanto busca entretenimento e técnicas espetaculares!

Esperamos que haja uma GERAÇÃO 3D aquém da "realidade virtual", que saiba refletir sobre os olhares produzidos na história da humanidade até então para proporcionar um novo olhar, uma nova visão de mundo.

Afinal, somos complexos, e o reducionismo que impera quando há opiniões sobre o certo e o errado quanto aos relacionamentos amorosos, quanto à sexualidade, quanto ao trabalho, ou ao consumo só tem provocado assassínios simbólicos, a exemplo dos mais diversos preconceitos.

E se essa "viagem" 3D vir logo para essa TV que temos, medo da aproximação dos "Brothers" rsrs

Algo legal aqui também Revista O Grito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é aceito o compartilhamento de mensagens caluniosas, racistas e desrespeitosas em relação ao ser humano.