sexta-feira, 16 de julho de 2010

E os ruralistas agradecem!


De um lado, destruir, do outro, conservar.

Cada uma destas palavras não implicam em mero significado que podemos consultar num dicionário, o que não quero dizer que com "mero" o dicionário simplifica ou não é importante. Pelo contrário, quero salientar que devemos nos atentar para os discursos e as forças envolvidas nestas palavras. Nenhuma palavra "significa um único caminho". As palavras são carregadas de conteúdos até virem a ser tratadas então como conceitos. Estes também, para alguns, podem parecer fechados. Foram fechados séculos antes deste que vivemos. Do "universo fechado passamos ao universo infinito" e a física hoje pode nos esclarecer muito. Então, não sejamos ingênuos!

Não sejamos ingênuos com as palavras!!!

O assunto é: mudança no código florestal.

Não é preciso pesquisar muito para visualizar que as discussões no senado têm como apoio fundamental, no quesito mudança, da senadora Kátia Abreu. Essa mudança parte da premissa de que o Brasil precisa expandir àreas cultiváveis (o projeto foi votado e aprovado o relato de Aldo Rebelo no Congresso, do qual o representante mor dos ruralistas é Luiz Carlos Heinze, PP-RS, mas eu quero falar da Kátia Abreu!).

Vou me limitar a um discurso, que pode ser consultado nos textos da senadora, que proferiu quando participou das discussões na COP15 (vai lá no site dela), sobre a qual, não precisamos comentar além do fracasso dos acordos para "conservar", "preservar", "recuperar", o que resta de recursos naturais. A senadora, representante do estado de Tocantins, profere que os habitantes do Planeta Terra estão se alimentando melhor! Pasmem!

Estamos nos alimentando melhor!?!?

Para a senadora, a COP15 foi uma repetição de erros do Protocolo de Kyoto! Erros!?!

Ela salienta que cortar ou reduzir emissões de carbono "trata-se de dolorosa opção econômica que implica a substituição de energia abundante e barata por fontes alternativas muito mais caras e tecnologicamente ainda inseguras e incipientes".

Claro que dolorosa opção econômica, né?! Lucros a longo prazo? Diminuição de lucros ou nenhum lucro? Não, né?! Ninguém quer sobreviver ou viver bem em prol de um "bem comum" num sistema capitalista; isso é ingênuo, né?! É preciso lucrar para acumular e, assim, esbanjar e expor a "beleza" do efêmero, do luxo, comumente, desnecessário, até porque não pode ser compartilhado ou desfrutado pela maioria!!! Mas não vou aqui discutir o caráter simbólico do desfrute do luxo!

Bom, a senadora aponta fontes mais caras! Meu notebook custou 1.600 há 2 anos e esse é o preço de tecnologias mais avançadas hoje! Eu pretendo substituir minhas lâmpadas por led tão logo essa tecnologia se expanda!!!!

Oras! Tecnologias menos agressoras são mais caras hoje, mas devem ser desenvolvidas!

Caro é o seu salário, cara senadora!!! Seus almoços, sua diária, todo o seu trabalho é sustentado por finanças públicas e o meu salário de professora é bem gasto com livros que eu mesma pago! As viagens que faço em prol de projetos que melhorem o ensino, em prol de discussões que promovam a defesa de direitos civis e humanos são custeados pelo meu salário bastante inferior ao seu! Quem é mais cidadão!?

Mas não são cidadãos que decidem não é mesmo?!

Enquanto as discussões rolam desgovernadas, a maioria da população se comove com o discurso de que as mudanças visam garantir alimentos! Pasmem! Os números assustam, a população vai aumentar, mas p*** há indústrias ou não!?

Você acha mesmo que o problema da fome no Brasil é terra cultivável?

Apesar deste desabafo reducionista (por questão de tempo), chega de ingenuidade!

Leia a carta escrita pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ao relator do projeto que prevê mudança no código florestal, Aldo Rebelo.

Trecho:

"O Brasil já é uma potência agrícola, mas deve ser observado que o paradigma predominante em outras potências agrícolas do mundo desenvolvido é o do aumento da produtividade e não da expansão das fronteiras agrícolas. A competitividade se dá no terreno de maior inserção de ciência e tecnologia na produção e maior agregação de valor nas cadeias produtivas agrícolas e pecuárias.

Paralelamente, o Brasil ainda preserva grandes áreas intactas que abrigam uma extensa gama de formas de vida, caracterizando o país como detentor de uma megabiodiversidade. Portanto, o país tem a chance única na história de conciliar uma agricultura altamente desenvolvida com vastos ecossistemas naturais preservados e ou conservados que produzem uma gama de serviços ambientais dos quais a própria agricultura depende, dentre eles se destacam a manutenção da fertilidade dos solos e suas propriedades físicas e a produção e sustentabilidade dos regimes hídricos dos ecossistemas".

Um video muito bom, animação, para repensarmos nossos valores e a potencialidade do nosso papel como cidadão! Vi no Ciência Hoje:

Coalition of the Wiling

Originalmente divulgado aqui.

O Brasil pode e, muito provavelmente, vai crescer economicamente! Muitos estarão empregados, teremos trabalho... mas estaremos preparados para as futuras crises? Me cansa perceber que para a maioria das pessoas se mantem a falsa sensação de harmonia!

2 comentários:

  1. E como dizem os outros países: Com a quantidade de água, terra, fronteira verde, sol, clima... até eu daria certo! haeuheauaeh

    Tem de investir ainda masi em tecnologia na área. Não adianta destruir cerrado e mata amazÕnica e falar que somos os maiores...

    Não funciona bem assim!

    Parabéns pelo blog!

    Se puder dá uma visitada no meu... www.ricardomatheus.blogspot.com

    To add na minha lista de preferenciais.

    ResponderExcluir
  2. Vc está certa

    Não adianta expandir fronteira verde sem melhorar a qualidade... Temos quantidade, mas perdemos soja desde a plantação, na colheita, no transporte, no armazenamento e no processamento.

    É brincadeira termos uma qualidade de mão-de-obra do nível brasileiro. As vezes penso que ciencia e tecnologia ajudariam, mas poxa vida, educação para essa galera seria a solução...


    visite meu blog: www.ricardomatheus.blogspot.com

    Colocarei o seu na lista de blogs preferenciais.

    Abraços!

    E parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir

Não é aceito o compartilhamento de mensagens caluniosas, racistas e desrespeitosas em relação ao ser humano.