segunda-feira, 20 de abril de 2009

Compartilhar



Até onde vão os direitos autorais!!!!

Leia texto de Vanessa Nunes, publicado na Zero Hora (POA)

Na prática, nada muda

Quem é adepto dos sites de troca de arquivos não gostou, é claro, da decisão sueca de enquadrar os guris do Pirate Bay. Mas o veredicto não irá pôr um fim aos torrents, pelo contrário. Não dá para estancar a distribuição do conteúdo na rede. O máximo que pode ocorrer é os seus servidores mudarem de endereço. Na internet, fecha-se uma janela aqui, abre-se acolá. Sem falar que há tantos outros serviços online aos moldes do Pirate Bay.
Um exemplo tupiniquim: lembram quando a Justiça mandou tirar o YouTube do ar por causa do vídeo da modelo Daniella Cicarelli em atitudes calientes numa praia espanhola? O material já tinha ido parar em outros sites do gênero.
Ok, a indústria de entretenimento quis mandar um recado. Até conseguiu, mas não terá muito tempo para comemorar já que a decisão não inibirá as pessoas de baixar conteúdo protegido por direitos de autor. Aliás, é pirataria trocar arquivos pela web?
E te prepara que vai dar para acompanhar essas discussões de perto durante o 10º Fórum Internacional Software Livre (www.fisl.org.br), em junho, na Capital. Sabe quem está com presença no evento confirmadíssima? Peter Sunde, um dos cofundadores do Pirate Bay.


Veja notícia do Jornal O Globo

Um comentário:

  1. Penso como Isaac Newton: "Se enxergo mais longe é por que venho sobre ombros de gigantes". Os gigantes são: Kepler, Tichoe outros. O que seria de um sem outros? Sou totalmente contra o direito autoral como forma mercenária de se obter algo em troca de uma coisa que vem sendo construída a custas de cientistas que escreviam sob luz de velas, andavam meio mundo para estudar, como foi o caso de Kepler, e outros sacrifícios. Por que um livro custa tão caro? Descobriuse que quem mais ganha é a indústria gráfica, por que o marketing é muito caro. Com a internet isso não deveria mudar? Afinal de contas por que um livro custa praticamente o mesmo que em uma livraria? A internet promove uma capilaridade maior que qualquer outra já existente no mundo. Lembro-me que a única empresa com tal capacidade de penetração física de mercado era a Coca-Cola. Tem propaganda dela até em desertos americanos. Eu questiono. Casos como os de direito de autoria de artistas musicais por exemplo, em que Lobão, conhecidíssimo neste caso, nem tem direito sobre sua obra já gravada, quem tem é a gravadora. Isso é um absurdo. Aproveitando este caso eu questiono também a questão da TV Digital. COmo estão fazendo no Brasil, e já havia dito isso ao Ministro das COmunicações ha algum tempo, vai ser um engodo. Por que? Por que a TV Digital vêm com serviços embarcados que no Brasil vai ser vendido como agregado com custos. Por exemplo: estão vendendo a TV Digital como sendo apenas de alta definição. Pergunto: e a interatividade? Ela é como a própria internet. Vai acontecer com a TV Digital o que aconteceu com a TV de Canal Fechado. Vão vender de forma inescrupulosa. É Brasil, onde os serviços de telecomunicações são dos mais caros do mundo com qualidade inferior. Abraços.

    ResponderExcluir

Não é aceito o compartilhamento de mensagens caluniosas, racistas e desrespeitosas em relação ao ser humano.