quarta-feira, 11 de junho de 2008

Tecnologia pra quem?


imagem www.banksy.co.uk

Hoje, palavras ao vento... rs quer dizer, frases soltas...

Quando visito sites franceses - para tentar compreender mais a língua e manter os estudos em dia - não sei se me mantenho pessimista ou se fico otimista a respeitos das tecnologias da informação e da comunicação, como no auge, por exemplo, o iPhone.

Segundo uma amiga, "um dia chega aqui!", não com tanto otimismo, mas com alguma esperança de usufruirmos de tecnologias que agilizem nossa comunicação, ou nos mantenham atualizados com notícias, ou ocupados com leituras que não queríamos carregar em livros.

Enfim, essas miniaturas carregadas de potencialidades não devem ser vistas apenas como capricho, mas como meios de utilização para atualizar nossas atividades cotidianas. Atualizar no sentido de dialogar com mais rapidez com nossos amigos ou colegas de trabalho, de registrar imediatamente uma imagem que consideramos bela e compatível com algo que pensamos escrever num blog, tantas coisas...

Há quem pense que uma tecnologia serve apenas ao conforto do ser humano.

Eu penso nas tecnologias como "extensões do ser humano", assim como já dito por Marshall Mcluhan.

Passamos a depender de algumas tecnologias para potencializar aquilo que desejamos fazer.

Crianças gostam de brincar.

Numa lanhouse, crianças e adolescentes que se encantam por jogos, e querem vencer os obstáculos oferecidos pelos mesmos, são, muitas vezes, referenciadas como viciadas, ou chacotadas por quem considere tal atividade inútil (ouçam os comentários a sua volta e leia os noticiários).

Daí, eu penso, as tecnologias apresentadas e usufruidas lá na França chegarão para quem e para quê num país como o nosso? Um país que critica negativamente, quando não muito alcança o extremo das consequências doentias em relação aos jogos nos computadores!! E a infraestrutura (nossa Internet) que temos por aqui!?!

Para quem não conhece, o Comitê Gestor da Internet (CGI.br) publicou, recentemente, dados sobre os usos da Internet no Brasil, e constataram que as lanhouses contribuíram para o acesso digital. Sendo que, 49% dos pesquisados frequentam lans e a renda destes está entre 1 a 3 salários mínimos.

Enquanto há grupos fiscalizadores a impedir crianças e adolescentes pobres permanecerem em lanhouses após as 20 hrs, muitos professores (e eu tive tal experiência) tentam entreter alunos das classes mais abastadas que ficaram até 02 ou 03 hrs da manhã no computador, dentro de seu quarto, comumente, jogando!!! Imaginem qual jogo? Principalmente, CS!!

Fica, então, um problema a ser refletido por quem leu estas frases.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é aceito o compartilhamento de mensagens caluniosas, racistas e desrespeitosas em relação ao ser humano.