segunda-feira, 2 de junho de 2008

Vejam que otimistas e pessimistas são notícias esporadicamente




"Distrações digitais" emburrecem a juventude, afirma especialista
Professor dos EUA diz que muitas horas de Orkut e MSN levam jovens a só conviverem entre si [há quem diga que nem isso alguns fazem, então, por que só?!]
O Estado de S. Paulo (02/06/2008)

Uma série de pesquisas realizadas nos últimos anos mostra que a ignorância dos jovens americanos é epidêmica. Para Mark Bauerlein, professor da Universidade Emory, em Atlanta, e autor do livro The dumbest generation: How the digital age stupefies young americans and jeopardizes our future (A mais burra das gerações: como a era digital esta emburrecendo jovens americanos e ameaçando nosso futuro), o excesso das chamadas "distrações digitais" está por trás da crescente falta de cultura dos jovens.

Bauerlein, também ex-diretor de Pesquisa e Análise na Fundação Nacional para as Artes, ressalta que os jovens de hoje são "tão mentalmente competentes quanto os de 20 anos atrás", mas eles estão deixando de lado os hábitos intelectuais. "Se você entra no quarto de um jovem de 15 anos vai encontrar o iPod, TV, computador, videogame, e tudo isso vem antes do livro na escala de prioridades".

O problema não é a tecnologia, mas o uso que se faz dela. "Os adolescentes de 15 anos só se importam com o que outros adolescentes pensam. Isso sempre foi assim. Mas hoje a tecnologia permite que os adolescentes estejam em contato entre eles, excluindo os adultos, 24 horas por dia".

Os jovens ficam em contato o dia inteiro, por meio do celular, páginas da internet, mensagens instantâneas. "A tecnologia ligou os jovens de uma forma tão intensa que os relacionamentos com adultos estão diminuindo. Eles estão cada vez menos maduros, prolongando a adolescência até os 30 anos".

Será mesmo a tecnologia a aumentar o distanciamento entre pais e filhos? Entre adolescentes e adultos? Hum...


Conselhos virtuais são positivos, diz psicóloga
Folha de S. Paulo (02/06/2008)

Para a psicóloga Andréa Jotta, do Núcleo de Pesquisa de Psicologia e Informática da PUC, o aprofundamento das amizades virtuais é um processo natural. "O virtual está fazendo cada vez mais parte do real", observa.

"Eu acho isso ótimo. Há uma necessidade dos jovens de escutar outras opiniões além das do seu próprio grupo. Há uma abertura para ouvir outras opiniões sobre os seus problemas, e isso é um ganho", diz Andrea.

Mas ela alerta para os riscos dos relacionamentos virtuais. (...) A psicóloga observa que, para o adolescente, a vantagem da relação pela internet é que não há a necessidade da temida aceitação social.

"Não precisa disso porque a pessoa não está convivendo com você. De certa forma, parte-se do pressuposto de que, se a pessoa está escutando você, é porque ela quer escutar. Senão essa pessoa corta a conversa e sai do MSN. Se ela não está deletando você é porque está automaticamente querendo escutar", comenta.

Confidências on-line
Por medo de enfrentar o julgamento de amigos reais, teens se abrem com jovens que conhecem só virtualmente
LETICIA DE CASTRO

"Geralmente, os amigos da vida real têm segundas intenções, por isso é bom ter um amigo que você não encontra, mas com quem sabe que pode contar", diz Jaqueline.

Para Jonas Amorim, 16, há outras vantagens nas amizades virtuais. "Às vezes você fala uma coisa chata e, pelo MSN, não precisa olhar para a cara da pessoa e ver a reação", opina.

Certos assuntos, Jonas só consegue conversar com Felipe, seu melhor amigo virtual. Paqueras, por exemplo, são temas constantes dos papos no MSN. "Não falo com os meus amigos "reais" sobre essas coisas, rola muita fofoca", conta.

"Como o Felipe é mais velho [tem 20 anos], conta para mim sobre os problemas de trabalho, fala das brigas da família e me dá bons conselhos", diz.

Hum... nesse caso, a aproximação com um adulto é no meio virtual mesmo! Se bem que, para aquele estudioso acima, se é adolescente, comumente, até os 30 anos! É... muitas coisas... rs compréxico isso!

Parece que já é consenso o seguinte: a questão a se analisar é o uso que se faz da tecnologia Internet!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é aceito o compartilhamento de mensagens caluniosas, racistas e desrespeitosas em relação ao ser humano.