quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Internet na Educação e outros problemas



Hoje, passei um período da tarde, numa aula sob responsabilidade da minha orientadora, a discutir com seus alunos alguns depoimentos de professores de Filosofia no Ensino Médio.

Fiquei há pouco a refletir o quanto a Internet não nos proporciona compreender alguns problemas educacionais a partir de pesquisas, artigos e mesmo vídeos expondo situações. Digo isso porque a maioria dos alunos ali presentes não conhecem a realidade escolar (eu mesmo passei pouco mais de 2 anos e tão pouco aprendi, situações tão difíceis, quantos erros!).

Precisamos vivenciar a educação! Precisamos ainda mais vivenciar as relações de ensino-aprendizagem, caso a escolha profissional seja ser professor!

O que quero dizer com isso é que muitas experiências de ensino-aprendizagem já são realizadas via Internet e, concomitantemente, muitas são realizadas em salas de aula. E quando discutimos sobre essas relações, sempre se mantém aspectos a flutuar! Isto porque ensinar e aprender são tarefas muito complexas, muitas vezes angustiantes, não raro frustrantes...

Com o uso cada vez mais intenso da Internet, fazemos da comunicação uma atividade essencial e o ato de comunicar se complexifica e adere sempre coisas novas, novas grafias, novas expressões, enfim, tanto ou mais complexo que o ambiente físico que é a escola. Porque na rede você não possui os mesmos parâmetros para analisar o processo de aprendizagem do aluno como numa sala de aula - se bem que é equivocado e tradicional esse modo de pensar, daí, temos que repensar estes parâmetros.

As experiências sobre o uso de computador e de Internet nas escolas nem sempre auxiliam o ensino. Até porque, os professores mal sabem o que fazer! O livro didático ainda é uma "muleta" para muitos, construir uma cultura da leitura é uma urgência generalizada, para alunos e professores!!!!

De modo geral, o computador não soluciona como num passe de mágica e como todas as tecnologias correm o risco de haver transposições ou substituições como as do vídeo acima!

Chego à conclusão que ser professor hoje é muito mais difícil que há décadas!!! Já que vivemos numa sociedade sempre mais híbrida e, por isso, complexa!

Quando reflito sobre a educação, penso eu que todos os professores deveriam ter uma postura laica, abertos à todo o tipo de conhecimento e abertos à todo o tipo de discussões com alguns objetivos, é claro, que considerem os avanços que tivemos até hoje, como, por exemplo, os direitos civis.

Eu penso e, expresso na maioria dos meus posts breves críticas, que algumas situações mais lembram o MEDIOEVO!! A Idade Média! Os mortos na fogueira! Vou te contar! Mas sabem que às vezes leio certos comentários retrógrados e imagino o tipo de algoz escreveu aquilo!!! Quantos professores estão mais para algozes também, ainda mais aqueles que esperam ansiosamente uma indicação para um cargo de confiança, sempre se metendo em "puxasaquismo politizista" dentro da instituição escolar!!!!

Ô sociedade complexa essa nossa!!! Parece que tem gente que faz ODE às dicotomias e às disparidades sociais!!!

Um comentário:

Não é aceito o compartilhamento de mensagens caluniosas, racistas e desrespeitosas em relação ao ser humano.